Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Educação contextualizada: uma experiência no ensino da língua portuguesa na modalidade EJA
Milton José Piovesan, Geórgia Patricia da Silva

Última alteração: 2013-03-22

Resumo


O presente estudo teve como objetivo de analisar os desdobramentos da educação contextualizada no ensino da língua portuguesa com estudantes da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) do campo do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária, na Unidade Descentralizada de Novo Paraíso, Estado de Roraima, Brasil. Para isso, fez-se uma investigação com uma população total de 15 alunos, 08 professores e 04 gestores vinculados ao curso. A pesquisa relatada tem natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os dados foram colhidos através de questionários, entrevistas e observações. Como resultado percebeu-se avanços no ensino- aprendizagem. Após o uso, pelos professores, de textos e atividades que tinham uma relação com as experiências de vida e de trabalho dos alunos houve maior demonstração de interesse por parte dos discentes e facilidade em expressar as ideias oralmente. Mas, na escrita, ainda apresentaram dificuldades em escrever corretamente, no que tange ao cumprimento das normas cultas da língua materna.

Texto completo: PDF