Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
O uso da Pesquisa de marketing pelas empresas de Nova Cruz/RN
Ionara Araújo Cassiano, Thiago José de Azevedo Loureiro

Última alteração: 2012-07-30

Resumo


O departamento de marketing tem sido considerado um dos setores mais importantes das organizações e por isso vem recebendo uma atenção especial por parte dos seus gestores. A pesquisa de marketing, uma das ferramentas mais utilizadas pelo marketing, serve para identificar problemas e oportunidades e coletar dados que servem para orientar as ações do setor. Esse estudo busca identificar o grau de importância que os responsáveis pelas quarenta e três empresas associadas à Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL do município de Nova Cruz/RN atribuem à pesquisa de marketing no que diz respeito à viabilidade dos seus negócios, o percentual dessas empresas que fazem uso da ferramenta, como as empresas realizam suas pesquisas e que informações buscam obter ao fazer as pesquisas de marketing. A coleta de dados primários foi realizada por meio de aplicação de questionários constituídos por três questões fechadas e de múltiplas escolhas. O instrumento de coleta de dados foi aplicado em quarenta e cinco empresas, aproximadamente 70% da população, caracterizando assim uma amostra representativa. Os dados secundários foram obtidos por meio de pesquisas em livros e artigos científicos publicados em periódicos e disponíveis na internet. Conforme análises dos resultados pode-se afirmar que a maioria das empresas situadas em Nova Cruz/RN e associadas ao CDL desse município consideram a pesquisa de marketing um importante instrumento gerencial e as fazem por meio da observação do mercado para conhecer principalmente a satisfação dos seus consumidores em ralação aos serviços prestados.

Texto completo: PDF