Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Caracterização físico-química de três marcas comerciais de goiabadas comercializadas no município de Uruçuca - Bahia
Marcia Santos Alves, Biano Alves de Melo Neto, Rafaela Bispo dos Santos, Tassia da Silva Oliveira

Última alteração: 2013-03-13

Resumo


A goiabada é um produto resultante do processamento das partes comestíveis da goiaba sadia, desintegradas com açucares, com ou sem adição de água.  No mercado brasileiro, a goiabada ou doce em massa de goiaba é um dos produtos industrializados de fruta mais consumidos. Em função desta preferência nacional, objetivo-se com este trabalho avaliar as características físico-químicas de três marcas de goiabada comercializada no município de Uruçuca - Bahia. Foram avaliados os parâmetros de pH, acidez titulável (% em ácido cítrico), sólidos solúveis (°Brix), umidade (%), cinzas totais (%) e proteínas (%). Foi verificado que o pH variou entre 3,74 e 3,89. Já a acidez variou de 0,85 a 0,93. Com relação aos teores de sólidos solúveis, único parâmetro exigido pela legislação brasileira como critério de qualidade de goiabada, foi verificado valores entre 70,0 ºBrix (marca A) e 73,33 (marca C). Apesar da diferença encontrada com relação a alguns parâmetros, todas as amostras estavam em acordo com os padrões estabelecidos pela legislação.


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