Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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A Utilização de Rótulos e Embalagens como uma Proposta de Atividade em Aula de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE)
Elíria Carvalho Souza, Marcela Rafaela Gomes de Souza, Tatyanny Souza do Nascimento, Ilane Ferreira Cavalcante

Última alteração: 2012-12-13

Resumo


Este artigo tem por cerne sugerir ao professor de espanhol como língua estrangeira (E/LE) o uso de materiais do gênero textual rótulos e embalagens, autênticos ou não, de forma a auxiliar os estudantes na construção do saber do idioma alvo. Apontando, desse modo, a importância do fazer docente com dinamismo e praticidade na aplicação do gênero textual citado a fim de tornar a aula mais atrativa para os alunos. Além disso, pretendemos fazer uma reflexão na qual abordamos a importância do professor trabalhar novas atividades com materiais que estão presentes no cotidiano dos aprendizes e o gênero textual proposto é uma das ferramentas didáticas que poderão ser utilizadas em sala de aula para tal finalidade. Ademais, discorremos sucintamente sobre gênero textual e a importância do fazer pedagógico do professor de E/LE. Sendo assim, o trabalho com rótulos e embalagens configura-se em mais uma ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira e acreditamos que a utilização desses materiais tem como objetivo fundamental dar suporte didático/pedagógico às atividades que são realizadas em sala de aula. Para tanto, utilizamos como arcabouço teórico: Ingedore Villaça Koch (2006), Vani Moreira Kenski (2006), Maria Inez Matoso Silveira (2005), Paulo Freire (1996), Antônia Osima Lopes (1991), Ilma Passos Alencastro Veiga (1991).

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