Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Análise do processo de armazenamento de água de chuva em cisternas de placas e sua utilização no municipio de Tavares no Estado da Paraíba.
Daiana Ferreira da Silva Alves, Dalva Damiana Estevam da Silva, Jackson Epaminondas de Sousa, Shirley Rodrigues de Andrade, Maiara Gabrielle de Souza Melo, Joselito Eulâmpio da Nóbrega

Última alteração: 2012-11-10

Resumo


As secas são fenômenos naturais que ocorrem no semiárido, em certo período do ano, por isso não são passíveis de combate. Contudo, com alternativas de viabilização para a falta d’água, como por exemplo, a cisterna de placas, torna-se possível a convivência nessas regiões. Esse trabalho objetivou analisar o processo de armazenamento da água de chuva das cisternas de placas no município de Tavares-PB, bem como, mostrar os múltiplos usos dados pelos consumidores. Ele foi realizado no período de março a julho de 2012, no município de Tavares que está localizado na região Oeste do Estado da Paraíba, Mesorregião Sertão Paraibano e Microrregião Serra do Teixeira. Foram utilizados os métodos da observação direta e o descritivo. Realizou-se, um levantamento bibliográfico, bem como, visitas in loco para análise das formas de armazenamento predominantes na zona rural. Cerca de 662 (seiscentas e sessenta e duas) cisternas de placas estão distribuídas em quase todas as comunidades rurais do município, mostrando que a procura por esse tipo de reservatório é bastante significativa, haja vista, o acesso a água de qualidade.


Texto completo: PDF