Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
A influência do conhecimento prévio na aprendizagem do Inglês Técnico no curso técnico em Eletrotécnica -IFTO campus Palmas
Sylmara Barreira

Última alteração: 2012-07-30

Resumo


 

Resumo: Este trabalho de pesquisa objetiva verificar a hipótese de que o conhecimento prévio enciclopédico e o conhecimento prévio das disciplinas técnicas do módulo 1 do curso Técnico em Eletrotécnica do IFTO-Palmas é a habilidade leitora que influencia na interpretação de textos em Língua Inglesa Técnica. Foram considerados conceitos sobre a dimensão cognitiva da leitura, a competência leitora, as habilidades leitoras e o conhecimento prévio. Entendendo que o aluno do curso Técnico em Eletrotécnica tem um perfil específico por ser adulto, trabalhar na área e ser oriundo de escola pública, verificou-se a necessidade de estratégia e metodologia diferenciadas para a aula de leitura em LE Técnica. Os alunos receberam explicações sobre cognição e as habilidades leitoras, sobre a importância do conhecimento prévio e trabalharam em equipes na construção dos significados do léxico apresentado nos textos. Deve-se mencionar ainda que houve uma interação professor-aluno e aluno-aluno para o estudo do léxico de Eletricidade Básica e a interpretação dos textos. Foi uma pesquisa exploratória, com o investigador participante. A avaliação dos resultados do processo deu-se através de entrevista individual a respeito da maneira com que os alunos se utilizavam das habilidades leitoras praticadas em sala. Concluiu-se que o conhecimento prévio foi a habilidade mais reportada, confirmando assim a hipótese projetada para este trabalho. 

 

 

 

 

 

 


Palavras-chave:competência leitora, conhecimento prévio, habilidade leitora, Língua Inglesa Técnica


Texto completo: PDF