Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Experimentação como Ferramenta para o Ensino de Química no Nível Médio
Tyciane Lima Oliveira, Laecio Nobre Macedo, Ana Angelica Mathias Macedo, Silverio Ferreira Silva Filho, Millena Mara Rabelo Nobre

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


Este artigo propõe a discussão de fatores que norteiam o ensino de Química e a forma como os alunos vêem o ensino de Química.  Através deste estudo pretende-se obter uma análise das dificuldades nesta disciplina, sobretudo do ponto de vista dos alunos. Foi utilizada a metodologia do estudo de caso, com base em um questionário contendo onze (11) perguntas objetivas e subjetivas que foram aplicadas os alunos em sala de aula. Os participantes deste estudo foram duzentos e sessenta e oito (268) estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. A análise dos resultados revela que os alunos estão conscientes da relação entre a Química e o cotidiano; que possuem uma compreensão sobre as metodologias apresentadas pelos professores em sala de aula e que não estão satisfeitos com as mesmas. Sobretudo o estudo mostrou o grande interesse que os alunos possuem pela experimentação, e que numa primeira análise, eles  consideram esta metodologia como a principal para que se sintam motivados.


Texto completo: PDF