Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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A concepção de alunos e professores em relação às consequências da atuação de professores fora da sua área de formação
Tainá Azevedo Reis, Eduardo de Moraes e Sousa, Savana Brito Marques de Sousa, Larissa Barros Azevedo, Francisco Pereira Brito

Última alteração: 2012-10-16

Resumo


Ser professor é uma das profissões mais antigas e importantes do mundo, tendo em vista que todas as demais dependem dela. Espera-se que no processo de formação se desenvolvam habilidades e competências pra que o futuro docente demonstre, exerça e transforme a sala de aula, facilitando o ensino e aprendizado dos alunos. Então o papel do governo deve ser efetivado, buscando formar e possibilitar que os docentes atuem nas áreas de sua graduação. Pois, onde um trabalho é executado dentro do conhecimento e habilidade do professor, é constatado que o processo de ensino-aprendizagem é alcançado. O presente trabalho tem por objetivo analisar as implicações da prática do professor fora da sua área de formação no processo de ensino-aprendizagem. Investigando o domínio de conteúdo e a metodologia do professor na área em que está atuando. Na coleta dos dados foram utilizados questionários para alunos e entrevistas para professores do ensino médio das escolas Osvaldo da Costa e Silva – ENOCS e Centro de Ensino Médio de Jornada Ampliada – CEMJA. Foram entrevistados 10 professores e 100 alunos responderam o questionário. As informações estatísticas foram obtidas a partir do programa SPSS (Social Package for the Social Sciences 14.0 – pacote estatísticos para as ciências sociais). O estudo revelou que as concepções dos professores apontam para um déficit da atuação do profissional fora da área de sua formação. Esse aspecto vai ao encontro da necessidade que os alunos apontaram em relação às deficiências dos professores quando não atuam na sua área de formação. A atuação do professor dentro da sua área de formação é um pré-requisito mínimo para garantir melhores resultados no processo ensino-aprendizagem.


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