Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE FÍSICA COM EXPERIMENTOS: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DE EXPERIMENTOS EM DIFERENTES NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO
Mary Anne Souza Monteiro, Cyro Wálison Soares Silva, Vanessa Soares Félix, Thalita Cunha Motta

Última alteração: 2012-09-24

Resumo


Este trabalho investiga a importância do uso de experimentos no ensino de física. Para isso, realizamos estudo bibliográfico de relatos de experiência e pesquisas na área, para os níveis da educação básica e na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA. Por se tratar de uma disciplina considerada difícil e abstrata pelos alunos, que a veem apenas com cálculos e resoluções de exercícios, não havendo também um apropriado aprofundamento de conteúdos da Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental, vimos a necessidade de analisar o uso de experimentos no ensino de Física em diferentes níveis e modalidades de ensino. Os estudos mostram o quanto pode ser viável as aulas experimentais de física em ambiente educacional, possibilitando aos alunos o contato mais concreto com os conhecimentos físicos. Os experimentos geram maior interação dos alunos com os conteúdos, amplia os interesses e concentração dos alunos nas aulas e permite, portanto, melhor processo de ensino-aprendizagem. Ao fim do trabalho, obtivemos resultados positivos referentes ao nosso objetivo principal, reforçando a ideia da importância do uso de experimentos em ensino de física dede as séries iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e na modalidade de EJA.


Texto completo: PDF