Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Estágio Supervisionado na formação de professores de Ciências: impressões de uma estudante-professora
Erika da Silva Matisui, Rosa Marins Azevedo, Juliana Mesquita Vidal Martinez de Lucena

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


O objetivo deste trabalho é contar a experiência do primeiro estágio realizado por uma estudante do curso de licenciatura em Ciências em Biológicas, sua visão acerca do que o estágio representa na vida de um futuro professor e as suas expectativas para a realização desse desafio. Para isso, foi escolhida uma escola da rede pública de Manaus, onde os dados coletados durante o estágio foram organizados em três tópicos: ambiente escolar, observação em sala de aula e trabalho político pedagógico. Ao longo do trabalho cada tópico será discutido. Os resultados mostraram que a teoria estudada na formação está distante de se realizar na prática escolar. Esse é um motivo para dizer que o estágio foi importante, pois mostrou essa dura realidade da consecução da relação teoria-prática. Com isso, pode-se dizer que embora o estágio não tenha correspondido à expectativa da estagiária, as impressões sobre o que é ser professor e a experiências vivenciadas como um todo no ambiente escolar, valeram a pena.


Texto completo: PDF