Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
OS PARES ADJACENTES EM SALA DE AULA
Rhádila Mayara de Lima e Silva, Maria Zelia de Medeiros, Francisca Silvania Dantas

Última alteração: 2012-09-03

Resumo


Neste artigo, discorremos sobre os pares adjacentes e, para isso, utilizamos dados coletados através de uma aula expositiva de Língua Espanhola gravada e transcrita. Em nossa análise, aplicamos o conceito de pares adjacentes ao corpus coletado.  Primeiramente fizemos uma caracterização do exercício da fala e, logo em seguida, dos pares adjacentes e seus tipos. Investigamos a influência desses pares na interação em sala de aula, além disso, o momento e o motivo pelo qual esses pares são utilizados. Esse tipo de análise pode ser considerado importante na medida em que apresenta os pares adjacentes como meio de organização e desenvolvimento da conversação. Com essa análise, percebemos o quanto a utilização desses recursos (pares adjacentes) é importante e ajudam o professor a organizar o seu discurso em sala de aula, no sentido de atingir seu objetivo didático.

Texto completo: PDF