Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Capacitar para Educar: promovendo a inclusão digital de professores da rede pública de ensino do município de Caicó
Joyce Karyne de Medeiros, Laíze Araújo Dantas, Tiago de Lima Wanderley

Última alteração: 2012-10-01

Resumo


Na educação, a informática é de grande relevância. Entende-se que o fator chave para realizar a inserção da informática no processo educativo é o professor, pois é esse que estabelece o uso da informática enquanto ferramenta educacional, porém isso não ocorre se o docente não estiver preparado. A qualificação dos profissionais da área da educação torna-se muito importante para possibilitar a adequada utilização da tecnologia como mecanismo de aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista a necessidade de ajudar a promover a inclusão digital na cidade Caicó, o projeto Capacitar para Educar possibilita a aprendizagem de informática básica aos professores da rede pública da cidade para que os mesmos possam aproveitar plenamente os materiais tecnológicos que se fazem presentes na sala de aula. Nesse trabalho, tem-se o objetivo de apresentar os resultados parciais e esperados do referido projeto. Pesquisa prévia realizada pelo Coordenador do projeto “Capacitar Para Educar” com os professores da rede pública da cidade de Caicó, consistente em perguntar aos mesmos se eles estavam aptos a utilizar o computador como ferramenta de trabalho, revelou que 86,2% dos 76 entrevistados afirmaram que não. Das 17 escolas onde foi realizada a divulgação, 09 tiveram professores inscritos, um total de 32. A média aritmética da idade dos inscritos no projeto é de aproximadamente 48 anos. Desses, 87,5% possuem computador portátil. Cerca de 53% dos inscritos relacionaram, expressamente, suas expectativas em relação do curso com a melhoria de sua prática profissional. Nas aulas até então realizadas, vem se observando muita assiduidade, participação e bom desempenho dos alunos do curso. Espera-se que os participantes continuem adquirindo novos conhecimentos no curso, aperfeiçoando sua prática pedagógica e tendo mais acesso à informação, bem como que este projeto promova a maior integração do IFRN com a comunidade, consolidando o papel social da instituição.

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