Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Bingo dos elementos químicos: aprendendo química de forma lúdica
Tássia Pinheiro de Sousa, Maria da Glória Araújo Costa, Erica Yasmine Ferreira Veras, Ana Kédyna Ribeiro de Souza, Francisco Halyson Ferreira Gomes, Raimunda Olímpia Aguiar Gomes

Última alteração: 2012-10-16

Resumo


Este trabalho focaliza o resultado de uma pesquisa realizada por alunos do curso de Licenciatura em Química do IFCE campi Maracanaú, contemplados pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID. A pesquisa constou de um estudo de caso duplo, que teve como lócus duas escolas estaduais do município de Maracanaú. Considerando que o ensino de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico para que estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas. Os jogos podem representar uma estratégia de ensino que contribui para dinamizar as aulas. Visando essa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi inovar o ensino com a aplicação e produção de jogos que possam facilitar o entendimento do conteúdo programático visto em sala de aula, de forma dinamizada envolvendo a química no cotidiano dos mesmos.  Durante a pesquisa foram realizadas com os alunos do Ensino Médio, sujeitos da investigação, oficinas, uma em cada escola, para construção, elaboração e aplicação de jogo e atividade lúdica para o ensino de Química. Concluiu-se com a investigação que o jogo didático é uma ferramenta de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem por ser descontraído, inovador e estimula a efetividade dos alunos.


Texto completo: PDF