Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Caminhada química: recurso didático no ensino de distribuição eletrônica
Rogério Queiroz Lima, Tássia Pinheiro de Sousa, Maria da Glória Araújo Costa, Erica Yasmine Ferreira Veras, Francisco Halyson Ferreira Gomes, Raimunda Olímpia Aguiar Gomes

Última alteração: 2012-10-16

Resumo


Considerando que o ensino de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico para que estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas. Os jogos podem representar uma estratégia de ensino que contribui para dinamizar as aulas. Este trabalho focaliza a nossa experiência na construção, elaboração e aplicação de jogos e atividades lúdicas para o ensino de química em uma escola estadual de Maracanaú, realizada por alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Maracanaú. Visando a perspectiva de inovar o ensino, trabalhamos com a aplicação e produção de jogos que possam facilitar o entendimento do conteúdo programático visto em sala de aula, de forma dinamizada envolvendo a química no cotidiano dos mesmos. A proposta inicial seria uma forma divertida e diferente de aprender química, interagindo de uma forma que pudesse assimilar ou mesmo gostar da matéria. O fundamental papel da educação no processo de ensino e aprendizagem está se ampliando ainda mais e assim construindo uma escola para a formação de um excelente aluno e cidadão. Durante a pesquisa foi realizado com os alunos do Ensino Médio, sujeitos da investigação, minicurso, para construção, elaboração e aplicação de jogo e atividades lúdicas para o ensino de Química. Com o jogo Caminhada Química o aluno irá aprender de uma forma mais divertida usando diferentes linguagens. 

Texto completo: PDF