Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
A pós-modernidade e a educação física como linguagem
André Augusto Andrade, Elisângela Maria Alves de Oliveira Rocha Andrade

Última alteração: 2012-08-20

Resumo


O presente trabalho surgiu a partir da leitura de um livro do autor francês chamado Jean François Lyotard intitulado em português de “A condição pós-moderna”, publicado inicialmente em 1979. Para o autor a pós-modernidade é um efeito do progresso das ciências no qual os avanços das novas tecnologias influenciam a cultura e por consequência na formação dos sujeitos. Nesta obra o autor analisa como as ciências e as técnicas de vanguarda que versam sobre a linguagem influenciam nas duas principais funções do saber: a pesquisa e a transmissão de conhecimentos. As análises e argumentações do autor acerca das novas tecnologias e sobre as “linguagens” chamaram a atenção, pois no âmbito da educação básica alguns documentos oficiais que tratam sobre o nível de ensino médio fornecidos pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC, como Os Parâmetros Curriculares Nacionais do ano 2000, evidenciam o componente curricular educação física inserido em uma área de conhecimento denominada de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”. Nesse sentido, objetivou-se refletir sobre o papel da educação física na pós-modernidade. Os principais materiais utilizados no desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica englobam: o livro supracitado de Lyotard, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares Nacionais de 2006. As análises revelaram consonâncias bastante convergentes entre o livro de Lyotard e os documentos oficiais do MEC, ou seja, a educação física na perspectiva da pós-modernidade parece trilhar o caminho que possibilite ao sujeito ler, traduzir e interpretar por meio das linguagens as manifestações da cultura corporal, pois dessa forma “o saber” para o aluno terá sentido e significado tornando-o individuo mais autônomo nessa área de conhecimento.

Texto completo: PDF