Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Propagação de Opiniões em Sistemas Duopolizados
Cícero Julião da Silva Junior, Anderson Fernandes de Araújo Leite, Júlio César Ferreira da Silva de Holanda, Samuel Silva de Albuquerque

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


Uma adaptação do modelo de Ising é utilizado para descrever a evolução do market share em um mercado duopolizado. Conhecido como modelo de Sznajd, o sentido do fluxo de informação é do centro para o exterior. Os vizinhos propagam informação para os vizinhos nas posições exteriores. Regras simples de interação levam a resultados complexos no comportamento do sistema. Sem campo externo algum, o sistema se comporta de forma previsível: qualquer estado final pode ser alcançado. Resultados comuns em diversos sistemas surgem no sistema estudado, como transições de fase. Porém, se um campo externo for imposto, o comportamento do sistema se altera. E quanto maior o campo externo, maior a tendência nessa alteração. No entanto, mesmo com o aumento da intensidade do campo externo, diversos estados finais podem ser alcançados.

Texto completo: PDF