Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Currículo e avaliação na Escola Estefânia da Silva: Desafios e perspectivas
josé wenes pereira lima, Francisco José de Lima, Keytte Maianne da Costa

Última alteração: 2012-08-24

Resumo


Como resultado de estudos realizados no segundo semestre do ano letivo de 2011 na disciplina de Currículos e Programas do Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE Campus Cedro, o artigo em tela objetiva refletir sobre currículo e avaliação mostrando como a avaliação é tratada na LDB e em uma escola pública do município de Cedro, interior do Ceará. Ressalta-se como deve ser desenvolvida a avaliação do rendimento escolar, abordando a melhor forma de avaliar o aluno, dando ênfase a qualidade do ensino e não a quantidade de alunos aprovados. Para o desenvolvimento da pesquisa, recorreu-se a estudos em grupo de referenciais teóricos específicos e pesquisa a pesquisa de campo. O método utilizado para a coleta de dados foi à entrevista semi-estruturada, cujos resultados, foram uteis para o desenvolvimento deste trabalho. Com os estudos e discussões sobre currículo e avaliação e com as informações obtidas na pesquisa de campo, apresenta-se a concepção da escola pesquisada em relação ao assunto em estudo. Na tentativa de cumprir sua função social, a escola pesquisada, procura atender satisfatoriamente a todos os protagonistas envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, trabalhando com o imperativo de superar as dificuldades encontradas no cotidiano escolar, transformando os limites encontrados na prática pedagógica em possibilidades para se efetivar o crescimento de todos.

Texto completo: PDF