Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
DIVULGAÇÕES CIENTÍFICAS EM CIÊNCIAS: CONTEXTUALIZAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Francisco Monteiro, Débora Suzane de Araújo Faria

Última alteração: 2012-10-18

Resumo


O objetivo deste trabalho é discutir a utilização de textos de divulgação científica nas aulas de Física do Ensino Médio. Além de possibilitar ao estudante a compreensão do discurso científico, propiciará o entendimento que o conhecimento científico deve ser gradual e constante, devendo envolver um processo social e um estilo de vida.  A ênfase na importância de práticas que facilitem a incorporação do saber cientifico, poderá contribuir para a formação e o agrupamento do saber cientifico, e, ainda, ampliar o desenvolvimento de hábitos e atitudes que ficarão no individuo mesmo após a saída da escola. Sabemos que os artigos publicados em revistas de teor cientifico são escritos numa linguagem geralmente incompreensível ao público leigo. Ainda, somos cientes que a maioria da população tem  acesso à ciência e à tecnologia restrito aos textos de divulgações, portanto, neste trabalho, enfatizaremos que a inserção de textos de divulgações científicas é uma atividade enriquecedora, já que sendo bem sistematizada na escola poderá trazer benefícios para uma melhor compreensão da ciência e da tecnologia.

Texto completo: PDF