Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
As contribuições das reuniões pedagógicas na integração do currículo: o caso do Ensino Médio Integrado no IFRN
Francyjonison Custódio do Nascimento, Dante Henrique Moura, Allana Manuella Alves Dos Santos

Última alteração: 2012-10-16

Resumo


Este trabalho foi construído a partir do recorte de uma pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) intitulada Investigando a implementação do ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio no CEFET-RN a partir de 2005: o currículo e a gestão, com financiamento originário do Edital MCT/CNPq Nº 014/2008 – Universal. Seu objetivo é discutir como as reuniões pedagógicas podem contribuir para a integração do currículo na perspectiva de docentes, pedagogos e gestores que atuam no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. A pesquisa ocorreu entre 2009 e 2010 e enquadra-se em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e tem como fonte de informação questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com os três grupos de sujeitos de 5 (cinco) campi do IFRN envolvidos na pesquisa: Campus Natal – Central; Campus Mossoró; Campus Natal - Zona Norte; Campus Ipanguaçu e Campus Currais Novos. Conclui-se que há reconhecimento, por parte dos entrevistados, do potencial que reuniões pedagógicas podem oferecer á integração.


Texto completo: PDF