Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA PROPOSTA DA CURRICULAR DO PROEJA DO IFCE COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO
Lindalva Gomes Leal

Última alteração: 2012-08-20

Resumo


Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar e refletir sobre o desenvolvimento do currículo dos cursos do Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA do IFCE, sobretudo, do Curso de Refrigeração e Climatização , por se tratar de uma modalidade de ensino relativamente nova no cenário da educação brasileira. No IFCE este programa foi implantado em 2007, com a oferta de dois cursos: Manutenção e Suporte em Informática e Refrigeração e Climatização da área da Indústria. Como metodologia incluiu-se a revisão bibliográfica, a análise documental e a realização de um grupo focal com representantes do corpo discente do curso de Refrigeração e Climatização, objeto de estudo dessa pesquisa. Espera-se com este ensaio, contribuir para a discussão e reflexão sobre o desenvolvimento do currículo desta modalidade de ensino, apontando algumas proposições que poderão propiciar a superação do desafio que consiste em garantir o processo ensino-aprendizagem dos alunos do PROEJA.


Texto completo: PDF