Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Tabuleiro Orgânico: a ludoquímica facilitando o ensino de química orgânica
Luana Fernandes da Silva, Maria Raquel Andrade Felix, Jorge Gonçalo Fernandez Lorenzo, Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos, Sérgio Ricardo Bezerra dos Santos, Rosana Neves Guimarães

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos. O tabuleiro orgânico é um ludo químico que foi desenvolvido e aplicado com o objetivo de minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos do 2° ano de ensino médio do Centro Estadual Experimental de Ensino Aprendizagem Sesquicentenário referente a química orgânica e relacionar o assunto ministrado com o dia a dia dos estudantes. O tabuleiro orgânico foi confeccionado com materiais simples e acessíveis o que torna ainda mais fácil a sua confecção, e enquanto instrumento motivador da aprendizagem mostrou-se eficaz na construção de um aprendizado de forma divertida, dinâmica e atraente. A partir do empenho da turma e das respostas apresentadas durante o jogo pode-se afirmar que a aplicação dessa atividade lúdica foi muito importante para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais fácil e dinâmico.


Texto completo: PDF