Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Perspectivas de formação continuada e caracterização do professor de ciências das escolas estaduais do município de Tianguá – Ceará
Francisco José de Lima, Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira

Última alteração: 2012-09-14

Resumo


Este trabalho discorre sobre as perspectivas de formação continuada de professores de Ciências, vista aqui como uma ação necessária à otimização do processo ensino-aprendizagem, uma vez que propicia ao docente o aperfeiçoamento de seus conhecimentos e o hábito de refletir sobre sua práxis pedagógica, (re)significando a didática. A pesquisa foi realizada com professores do ensino médio de escolas públicas da área de Ciências da Natureza (Matemática, Física, Química e Biologia) do município de Tianguá, na região da Serra da Ibiapaba, interior do Ceará. Inicialmente, procurou-se evidenciar quais as áreas de formação dos docentes e quais relações são mantidas com as instituições de ensino que fomentam o desenvolvimento continuado de professores, ao passo em que se indagava sobre que atividades mais despertam o interesse destes docentes. A partir destas questões, percebeu-se que o aperfeiçoamento profissional é condição necessária para que o professor em efetivo exercício da docência possa desenvolver novas formas de ensinar e aprender.


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