Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
A construção do processo ensino – aprendizagem em matemática através da inserção em tecnologia informática
Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, Francisco Laílson Teixeira de Sousa, Milliane Passos da Silva, Tony Álaffe Medeiros Portela

Última alteração: 2012-10-16

Resumo


Este trabalho versa sobre uma experiência educacional na área de matemática, mais especificamente em trigonometria, com ênfase em tecnologias da informação. A inovação em práticas de ensino é uma tarefa que deve ser exercida pelo professor educador visando possibilitar a maior aprendizagem possível aos seus educandos, principalmente em áreas educacionais consideradas críticas devido ao baixo rendimento escolar e/ou ao desinteresse da comunidade discente em se apropriar desse conhecimento. Desta forma, houve uma abordagem diferenciada no ensino de trigonometria, que ocorreu através de um minicurso com o auxílio do software GeoGebra. Com o intuito de fornecer aos estudantes um maior embasamento sobre o tema, o minicurso serviu para estimular estudos posteriores nos mais diversos tópicos matemáticos, além de promover e discutir os benefícios que a inserção das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula pode proporcionar aos estudantes.


Texto completo: PDF