Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Protótipo de um Software para Auxilio na Alfabetização de Crianças com Autismo
Mônica Ximenes Carneiro da Cunha, Ezequiel Batista Farias

Última alteração: 2012-10-20

Resumo


A alfabetização é um elemento crucial para a prática consciente da sociabilidade e desenvolvimento de um país. No entanto alguns indivíduos apresentam dificuldades em aprender pelos métodos convencionais de ensino e precisam de uma metodologia adaptada à sua realidade para desenvolverem a capacidade de abstração e assim assimilarem o conhecimento transmitido. As crianças portadoras de autismo, por apresentarem comprometimento das habilidades sociais e comunicativas que envolvem hiperatividade, falta de concentração e déficits cognitivos, são exemplos de indivíduos com dificuldade de aprendizado. Uma metodologia que vem sendo mundialmente utilizada para viabilizar a alfabetização de crianças com autismo é o TEACCH, que consiste na estruturação visual do ambiente, dos materiais e das atividades voltadas para estas crianças. O intuito deste estudo é apresentar o processo de criação dos primeiros módulos de um software para a alfabetização de crianças com autismo, baseado nos princípios do TEACCH, elaborados a partir de informações coletadas em visitas à Associação de Amigos do Autista de Alagoas (AMA-AL). 


Texto completo: PDF