Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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ANÁLISE DOS ESCOLARES COMO MULTIPLICADORES DA INFORMAÇÃO SOBRE LEISHMANIOSE VISCERAL NO MUNICÍPIO DE SOUSA, PARAÍBA
João Paulo Gomes Pereira, Vivianne Cambuí Figueiredo Rocha, Aldcejam Martins da Fonseca Junior, Salomão Cambuí de Figueiredo

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


Este estudo teve como objetivo analisar o grau de conhecimento dos alunos na cidade de Sousa acerca da Leishmaniose visceral, considerando que estes alunos podem atuar como multiplicadores da informação, em função do potencial que possuem para transmitir seus novos conhecimentos aos pais e familiares.  A pesquisa foi conduzida no município de Sousa, Paraíba, no período de fevereiro de 2012 a junho de 2012. Para tal, foram selecionados alunos das escolas situadas nos bairros onde ocorreram casos de Leishmaniose visceral humana, bem como foram selecionados alunos das escolas situadas em áreas não endêmicas. Deste contingente de escolares, foram convidados a participar do estudo os alunos matriculados do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Foram entregues questionários fechados em cada ano, de forma aleatória. Participaram deste estudo 266 alunos, destes, 104 (39,10%) eram do gênero masculino e 162 (60,90%) eram do gênero feminino. Os resultados obtidos neste estudo e apresentados de forma descritiva, fazendo a comparação de respostas e a interação dos fatores estudados (ano e grupo de questões), apresentou baixo percentual de respostas corretas ao questionário, havendo pouca variação no percentual de conhecimento dos estudantes em função do ano em todas as escolas.


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