Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Uso da Informática no Ensino de Ciências: Revista Digital
João Feliciano de Souza Junior, José Medeiros da Silva, João Victor Alves Feitoza, Washington Araujo Batista, Ejandilson Marcos da Silva

Última alteração: 2012-08-30

Resumo


Este artigo é resultado de um trabalho realizado pelos alunos acima, graduandos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Caicó. A pesquisa aqui descrita teve como objetivo a verificação junto a algumas escolas públicas do interior do estado, de como era o uso da informática dentro da sala de aula, para isso utilizamos o espaço destinado ao Projeto Integrador e a disciplina de Mídias Educacionais. A pesquisa teve início com um levantamento bibliográfico sobre o tema investigado para que pudéssemos conhecê-lo melhor.  Durante esse levantamento bibliográfico constatamos a dificuldade dos professores em utilizar os recursos computacionais em suas aulas, surgiu então a ideia de desenvolver a Revista Digital, essa ferramenta foi desenvolvida utilizando o software comercial Power Point. Depois de finalizada levamos a revista até algumas escolas publicas e apresentamos a proposta aos professores de física, química e biologia, e seguida aplicamos um questionário, para coleta de dados. Com a aplicação dos questionários percebemos que grande parte dos professores entrevistados não viu muita coisa sobre o uso das mídias durante a sua formação. Também ficou claro são poucos os que utilizam recursos computacionais em suas aulas, ou por não terem conhecimentos sobre sua utilização ou por não terem tempo. Os professores concordaram que a Revista Digital é uma boa ferramenta para a potencialização do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista ser desenvolvida com recursos acessíveis e fáceis de utilizar. Outra grande vantagem do uso da Revista Digital é a abordagem de tema, que muitas vezes não apresentados nos livros didáticos.


Texto completo: PDF