Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
A expansão da educação inclusiva com ênfase em crianças portadoras de deficiência
Francisco Camilo da Silva, Rivania Oliveira de Lima

Última alteração: 2012-10-18

Resumo


As crianças e jovens com necessidades especiais devem ter a possibilidade de estudar na escola regular, como um processo de inclusão, mas para que isso aconteça de fato, é essencial que a escola, e os profissionais que ali trabalham sejam preparados para atendê-los em todas as suas necessidades. Este trabalho tem como objetivo falar de uma educação inclusiva de alunos com deficiência seja ela mental, física, intelectual. Buscando refletir como a escola regular está preparada para incluir estes alunos e qual o seu papel diante dessa nova concepção de inclusão. Abordando temas em relação ao professor de Educação Especial, e a vivência desses indivíduos na sociedade. Sabe-se que mesmo com todas as adaptações que venha ter a escola regular para promover essa inclusão é importante que haja instituições especializadas, pois existem pessoas com deficiência, que necessita de um cuidado e um ambiente especial. Diante dos temas que serão discutidos teremos uma identificação na analise que fazemos da instituição escolar nos processos de inclusão social, percebendo que ela é a base para essa inclusão, já que essa é responsável pela ampliação da educação.

Texto completo: PDF