Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Controle e Poder em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Luciana de Lima, Robson Carlos Loureiro

Última alteração: 2012-08-28

Resumo


Este artigo apresenta as reflexões de pesquisa realizada com base na abordagem arqueo-genealógica de inspiração foucaultiana associada à pesquisa documental em meio digital e procura compreender a lógica de controle, poder e regulamentação programada nos ambientes virtuais de aprendizagem. Estes espaços virtuais de aprendizagem são comumente associados a novas formas de fazer educação, a mudanças de paradigma e a modernizações que se sugerem evoluções. No entanto, a pesquisa realizada demonstrou que é grande a possibilidade desta afirmação ser um engano e que o uso de tecnologias de ponta não implica em novos paradigmas interpessoais.  O objetivo desse artigo é avaliar as ferramentas disponibilizadas com a finalidade de encontrar elementos que validem ou não as mudanças de poder, controle e disciplinamento que ao nosso entendimento estimulariam uma mudança de paradigma educacional. Foram catalogados 17 ambientes virtuais de aprendizagem acessados por meio de resgates históricos pesquisados na internet e submetidos a uma análise critica apoiada na arqueo-genealogia destes produtos. Identificou-se mais de 120 ferramentas agrupadas em três categorias de análise. Ferramentas de administração, de comunicação e de exposição dos conteúdos. Constatou-se que o foco dos ambientes virtuais de aprendizagem continua sendo a manutenção de relações controladoras, regulamentadoras e disciplinadoras inclusive proporcionando retrocessos em conquistas já consideradas consolidadas na educação presencial. As ferramentas que os sistemas disponibilizam não garantem uma mudança de paradigma nem um tipo de ação mais aberta por parte dos docentes. Ainda existe um grande caminho até que as mudanças tecnológicas representem uma evolução na ação docente e discente.

Texto completo: PDF