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A Constituição do Texto Falado em uma Aula de E/LE: Algumas Considerações Teórico-Práticas
Cássia de Paula Campos Calado, Marcela Rafaela Gomes de Souza

Última alteração: 2012-09-04

Resumo


Este artigo discorrerá sobre o desenvolvimento do texto falado, enfocando a constituição dessa modalidade textual dentro do gênero comunicativo aula expositiva. Utilizando a teoria linguística Análise da Conversação, juntamente com o estudo das características do texto falado, analisamos fragmentos da transcrição de uma aula expositiva de Língua Espanhola, buscando perceber elementos da formação dos discursos nesse gênero tão presente em nosso cotidiano. Com essa análise, percebemos que a aula expositiva é marcada por princípios constitutivos que a inserem na modalidade oral. A partir dessa análise, podemos afirmar que conhecer os elementos formadores do texto falado pode ajudar o professor a estruturar de uma melhor maneira sua fala, a fim de atingir o objetivo pré-definido para a aula e fazer com que o aluno se enxergue como participante da aula e fale de maneira espontânea sem a excessiva e limitante preocupação com as regras adequadas à escrita.

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