Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Utilização de Recursos Didáticos nas Aulas de Geografia na Escola Municipal Antônio Rodrigues Bayma em Caxias-MAprofessores; geografia; recursos didáticos
FABIANA CONCEIÇÃO ALVES, Milane Oliveira dos Santos, Airton da Silva Abreu, Joseane Moura Queiroz, Reinan Tiago Fernandes dos Santos, Marcelo Moizinho Oliveira

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


Na prática escolar são inúmeras as realidades e experiências com os quais nos deparamos. Entre elas cabe destacar algumas deficiências no aprendizado dos alunos, onde estes apresentam certas dificuldades no que tange ao ensino da Geografia, principalmente quando este exige reflexão sobre os acontecimentos cotidianos e do mundo. Este trabalho originou-se de uma experiência realizada em 2012, procurando compreender a realidade de ensino da Geografia no ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino do município de Caxias, MA. Por meio de um questionário aplicado ao professor de Geografia e ao Diretor da escola, possibilitou-se ter uma visão sobre a metodologia usada em sala de aula, bem como os recursos didáticos utilizados pelo professor da disciplina. O trabalho teve como objetivo observar a utilização dos recursos didáticos, em especial a utilização de mapas e globos terrestre. Pode-se perceber no decorrer do trabalho que o mapa foi um recurso utilizado com frequência pelos professores, uma vez que o mesmo ajuda consideravelmente no entendimento de cartografia.

Texto completo: PDF