Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Educação Física no Ensino Médio Integrado Profissionalizante no IFRN Campus natal Zona Norte: Uma perspectiva pós critica para o currículo e a identidade pedagógica
Moysés Souza Filho

Última alteração: 2012-08-30

Resumo


Este trabalho é um recorte da tese de doutorado em educação que trata da Educação Física como componente curricular na perspectiva do currículo pós critico como pressuposto teórico metodológico para a sua identidade pedagógica no âmbito do IFRN – Campus Natal Zona Norte. Parte da proposta pedagógica dos cursos técnicos integrados profissionalizantes de ensino médio do IFRN como elemento de contextualização com as bases do projeto politico pedagógico institucional e estruturou suas ações ouvindo as vozes dos educandos(as). A pesquisa do tipo ação (THIOLLENT, 2009) desenvolveu o processo a partir da aplicação de uma avaliação diagnóstico em duas turmas de 1ª series dos cursos técnicos de comércio e de eletrotécnica ingressas no ano letivo de 2012 no campus Natal Zona Norte. Trabalhamos inicialmente o conteúdo jogo na perspectiva teórica (conceito, tipos, classificações) a partir das vivencias dos educandos(as) e com pesquisas em sites temáticos. Realizamos enquetes com a comunidade, com familiares, os vizinhos e amigos dos educandos(as) sobre o formato dos jogos e das brincadeiras populares vivenciados na infância. Desenvolvemos os jogos nas aulas praticas, abrimos espaço para sugestões e para a transformação das regras na perspectiva da ‘estética da sensibilidade’(BRASIL, 1998). No processo avaliativo consideramos a frequência, a participação, o envolvimento dos grupos com as pesquisas, com as enquetes, com as praticas corporais, na criatividade e na elaboração de relatórios e do arquivo de registro das ações em CD e fotografia. Os resultados obtidos a partir do envolvimento dos educandos(as) com o processo pedagógico de desenvolvimento do conteúdo curricular jogo, nos forneceu elementos para que continuemos a desenvolver nossa pesquisa a partir dos pressupostos teóricos metodológicos do currículo pós critico com o objetivo de configurar a identidade pedagógica da Educação Física no ensino médio integrado profissionalizante do IFRN – Campus Natal Zona Norte.


Texto completo: PDF