Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Apenas Leitura e Interpretação de Textos: Uma Reflexão Sobre o Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio Integrado
Ívinna Ellionay Alves dos Santos, Elis Betânia Guedes Costa

Última alteração: 2012-10-18

Resumo


Este artigo tem como finalidade discutir sobre a importância da leitura no Ensino Médio Integrado, procurando refletir sobre as principais dificuldades encontradas pelos alunos mediante a leitura de um texto, geralmente relacionadas à interpretação. Para tecer essas considerações fundamentamo-nos na concepção interacionista da linguagem, segundo autores como: Koch (2003, 2008) Antunes (2003) e nos estudos sobre enunciado, texto, discurso e as diversas competências (enciclopédica, interacional e genérica), partindo das teorias de Maingueneau (2011). Para realizar essa pesquisa foram feitas 3 atividades, todas com questões de leitura e interpretação de diferentes textos, em seguida buscamos compreender as limitações dos alunos . Os resultados revelam algo que o nosso contexto escolar há muito tempo já afirma, a grande e preocupante dificuldade que os alunos têm de absorver a mensagem do texto, de interpretá-lo, ou seja apontam para as dificuldades no processo de construção do sentido do texto. A conclusão é que se deve deixar de lado a ideia da leitura como uma atividade de decodificação. Verificou-se que ela é, antes de tudo, capaz de fazer as pessoas interagirem de forma inteligente com o mundo a sua volta, aumentando o repertório de informações, de histórias, e de um conhecimento que nunca para, e sempre vai se ramificando. O primeiro passo para possibilitar ao aluno “avançar” na leitura e interpretação de textos, é justamente promover oportunidades para que ele compreenda a importância de se trabalhar esse tipo de conteúdo durante as aulas de português, e acreditar cada vez mais que a leitura pode contribuir para a formação de nossa cidadania nos possibilitando o desenvolvimento do senso crítico sobre o mundo e a sociedade.


Texto completo: PDF