Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Análise sensorial e intenção de compra de doce de leite
Alice Maria Dahmer

Última alteração: 2012-09-04

Resumo


O doce de leite é um produto típico da América Latina, produzido e consumido em grande escala no Brasil e na Argentina, não apresenta uniformidade de qualidade, especialmente em relação às características físico-químicas (teor de umidade/sólidos totais, gordura) e sensoriais (cor, aparência, textura, sabor). Este trabalho teve como objetivo avaliar os atributos sensoriais: aparência, aroma, cor, sabor, textura e viscosidade, com escala hedônica estruturada verbal de 5 pontos e a intenção de compra com escala de três pontos de amostra de  doce de leite. Este experimento foi realizado no Instituto Federal de Rondônia, Campus Colorado do Oeste, com 46 provadores, não treinados, com a preparação artesanal do doce de leite no laboratório Agroindustrial.  De acordo com os dados obtidos na análise sensorial, o produto teve uma excelente aceitação, com relação ao atributo “sabor” 82,6% julgaram como ótimo e nenhum apontamento para o ruim ou péssimo.  Com relação à intenção de compra 98% dos julgadores “comprariam” o doce de leite.

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