Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Dominó Químico: uma atividade lúdica envolvendo Fenômenos Físicos e Químicos para complementar o Ensino de Química
Francisca Belkise De Feitas Moreira, Karla Andromeda Nobre de Oliveira, Igor Rannes da Costa Sousa, Maria Alcilene Gomes de Menezes, Edson Fernandes Moreira, Paulo Roberto Nunes Fernandes

Última alteração: 2012-08-26

Resumo


Os jogos educativos podem atuar como um recurso de ensino auxiliando o professor na complementação das aulas, proporcionando estímulo e interesse aos alunos. O jogo visa estimular o raciocínio lógico, proporcionando uma forma dinâmica de aprendizado e construção de conhecimentos. Desta forma, reconhecendo a relevância deste recurso tão importante, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo intitulado “Dominó Químico”, para auxiliar o ensino dos fenômenos físicos e químicos. Os materiais utilizados na construção das peças do jogo foram: folha A4 peso 60, fita transparente para fixar as cartelas em sua respectiva base, tesoura, computador e impressora. Antes da aplicação do jogo foi ministrada a aula teórica sobre o assunto em questão e logo após foi realizado um teste para avaliar o nível da aprendizagem. Em seguida, o jogo foi aplicado com 25 alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antonio Dantas do município de Apodi. A dinâmica ocorreu como um dominó tradicional, porém nas peças não continham números e sim imagens de fenômenos físicos e químicos e os nomes Fenômeno Físico e Químico.  Os resultados obtidos após o jogo foram satisfatórios. O percentual de notas abaixo e acima de 6,0 foram respectivamente 22% e 78%, tendo uma melhora de 26% com relação ao teste antes do jogo.  O jogo Dominó Químico mostrou ser um recurso lúdico válido, tornando o ensino de Química no ensino médio mais contextualizado, interessante e divertido.


Texto completo: PDF