Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
O estágio supervisionado como itinerário de formação docente: A relevância do componente curricular na visão dos Licenciados em Matemática do IFCE Campus Cedro.
José Nunes Aquino, Francisco José de Lima

Última alteração: 2012-08-28

Resumo


O artigo em tela tem por finalidade analisar e discutir a disciplina de Estágio Supervisionado como componente curricular relevante na formação de professores, o qual é compreendido como possibilidade para a construção de caminhos para o exercício da docência em matemática. Para os futuros professores, o estágio deve ser compreendido como um campo de conhecimento que envolve observações, questionamentos e propostas de intervenções sobre a aprendizagem para o exercício da docência. Com isso, mostra-se a importância do estágio para a formação inicial dos professores de matemática, a partir do posicionamento de licenciados do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus de Cedro, os quais expressam por meio de entrevistas semi-estruradas a importância do Estágio Supervisionado, o qual está associado à necessidade de propiciar aos licenciandos a oportunidade de compreender a indissociabilidade existente entre teoria e prática para desenvolver a atividade docente no cotidiano escolar.

Texto completo: PDF