Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Análise das habilidades motoras de crianças de 5 e 6 anos de idade, com alunos da escola municipal professor eleutério resende na cidade de floriano-pi
Ana Valeria Borges de Carvalho, Jaqueline Fonseca, Andre Melo

Última alteração: 2012-09-10

Resumo


A atividade lúdica no seu início era vista apenas como diversão nos momentos de lazer; Com isso o objetivo do estudo investiga a positividade do desenvolvimento motor das crianças com a ação da Educação Física na Educação Infantil onde a criança é preparada para a aprendizagem, desenvolvendo os aspectos cognitivos, psicomotores e afetivo-social através de atitudes consideradas lúdicos. Este trabalho tem como objetivo geral observar  e identificar o desenvolvimento das habilidades motoras de crianças com idade entre 5  e 6 anos  da Escola Municipal Professor Eleutério Resende da rede municipal de ensino da cidade de Floriano-PI, tendo como objetivos específicos identificar o perfil sócio-econômico dos alunos, analisar o desenvolvimento Motor Fino dos alunos,  avaliar a Motricidade Global e o equilíbrio dos alunos, ajuizar o esquema corporal dos alunos e identificar e observar a organização temporal e corporal dos alunos. Participaram da pesquisa, 21 crianças, 10 meninos e 11 meninas, de 5 a 6 anos de idade, da Escola Municipal Eleutério Resende em Floriano/PI, com dificuldades de aprendizagem escolar. As crianças foram avaliadas por meio da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM de Rosa Neto (2000), no sentido de avaliar o desenvolvimento dos componentes de motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal. Foi concluído no trabalho que de maneira geral, o desenvolvimento motor das crianças pesquisadas está normal, no entanto o grupo apresentou evolução tardia da Motricidade Fina, da Organização Espacial e da Organização Temporal, ao passo que apresentou evolução precoce na Motricidade Global, e do Equilíbrio e do Esquema Corporal. Logo é evidente a importância do surgimento de pesquisas que verifiquem os fatos comprovados nesse trabalho, ao passo que também é importante o surgimento de pesquisas que busquem correlacionar o desenvolvimento dessas habilidades com o perfil social de crianças, sendo também relevante o surgimento de outros trabalhos que comparem o desenvolvimento psicomotor de crianças das redes públicas e privadas de ensino.

Texto completo: PDF