Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
A Educação Física e a Ciência Moderna
Nilene Matos Trigueiro Marinho

Última alteração: 2012-08-27

Resumo


 O respectivo texto compromete-se a investigar a influência do desenvolvimento da ciência moderna na construção do conhecimento da educação física. Para atingir tal intento, foi empreendida uma reflexão da abordagem da educação física enquanto ciência, representada na presente discussão pelos estudos de Go Tani. Reflexão esta desenvolvida através de uma revisão de literatura, realizada no período de março a julho de 2012, cujas fontes utilizadas provem de leituras realizadas pela autora do trabalho, no mestrado acadêmico em educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, precisamente na disciplina de pesquisa em educação. Tal reflexão buscou atingir os seguintes objetivos: Investigar a influência do desenvolvimento da ciência moderna na construção do conhecimento da educação física; Compreender se a abordagem da educação física enquanto ciência é capaz de possibilitar respostas satisfatórias para aqueles que necessitam de seu conhecimento em sua intervenção profissional. A reflexão acerca do assunto tornou perceptível que o transplante de teorias e metodologias originárias das ciências exatas não é capaz de possibilitar respostas às questões que ocorrem em áreas aplicadas como a educação física.

Texto completo: PDF