Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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INSERÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Moniele Tavares Ferreira da Silva, Wyslene Ferreira da Silva, Sulinete Moura Silva, Marcelo Moizinho Oliveira

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


A atividade lúdica humana contribui para o desenvolvimento porque propicia a descentração do indivíduo, a aquisição de regras, a expressão do imaginário e a apropriação do conhecimento. Durante as atividades lúdicas, o sujeito adapta-se às exigências do ambiente externo enquanto mantém sua estrutura mental intacta. Para Piaget, o que distingue a atividade lúdica da não-lúdica é uma variação de grau nas relações de equilíbrio entre o eu e o real, ou seja, entre a assimilação e a acomodação. Este trabalho teve como objetivo introduzir o lúdico nas aulas de ciências do sétimo ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Caxias-MA, como forma de facilitar o aprendizado. Observou-se que a maioria dos alunos estavam desmotivados, iam à escola sem objetivo. Constatou-se também que após a aplicação do projeto obtiveram-se resultados satisfatórios e percebeu-se grande entusiasmo durante as atividades realizadas, os alunos sentiram-se mais à vontade para manifestarem suas inquietações, demonstrar curiosidade e expressar o conhecimento já adquirido.

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