Última alteração: 2012-10-21
Resumo
Resumo: O presente artigo aborda uma proposta de ensino aprendizagem de matemática por meio de um jogo matemático, denominado “Roleta dos Inteiros”, considerando que os jogos são uma tendência de ensino da matemática que, ao tempo em que favorece a motivação das aulas, também facilita o processo de ensino- aprendizagem da Matemática. A situação-problema investigada se caracteriza em saber em que medida a “Roleta dos inteiros” auxilia na aprendizagem das operações com números inteiros, objetivando avaliar o desempenho dos sujeitos investigados, antes, durante e depois da realização das atividades em que foi utilizado o jogo. A abordagem da pesquisa consistiu numa perspectiva qualitativa e quantitativa, pois buscou, além de descrever os fatos, discutir o porquê da existência destes. A metodologia adotada seguiu-se de algumas etapas, inicialmente uma revisão da literatura pertinente à temática, depois uma pesquisa de campo, fazendo avaliação diagnóstica da realidade, através da realização de pré- testes, em seguida a aplicação das atividades introduzindo o jogo A roleta dos inteiros, a análise do comportamento dos sujeitos e por fim uma avaliação final. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da 6ª série /7º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Mirtes Demes da rede estadual de Floriano-PI. Obtendo como resultado que, a maioria dos alunos apresentou melhor desempenho na resolução das questões após a aplicação do jogo, comprovando ser uma dinâmica inovadora e viável na compreensão dos conteúdos de matemática, trazendo uma aprendizagem significativa para os alunos.