Última alteração: 2012-10-20
Resumo
Nas últimas décadas, discute-se muito a crise da leitura evidenciada especialmente em ambientes escolares. Atrelada a essa crise vem a dificuldade de interpretação e de falta de repertório artístico e cultural. Considerando os fatores que colaboram para o distanciamento entre o jovem e a leitura, notamos que, na maioria das vezes, as causas estão no processo inicial de formação desses leitores. Jovens chegam ao Ensino Médio sem ter aprendido como ler e interpretar textos mais complexos. Diante disto, este artigo abordará os resultados obtidos com a aplicação do projeto “Construindo leitores constroem-se pesquisadores”, realizado por alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, do IFRO, Campus Vilhena. O Projeto consistiu em fazer um levantamento da quantidade, da qualidade e do tipo de leitura desenvolvido nas Creches municipais de Vilhena, como forma de promover ações que contribuíssem para o desenvolvimento de competências de leitura por intermédio da leitura e dramatização de textos literários infantis. Com isso, foi possível promover a leitura e a representação como atos dinâmicos e importantes para todas as áreas do saber.
Palavras Chaves: FORMAÇÃO DE LEITORES, INSERÇÃO SOCIAL, LITERATURA