Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Introdução da etnoastronomia tupi-guarani no ensino sistematizado de Física
jeane galdino faustino, Diego Brilhante da Silva, Flaviane de Araújo Silva, Maria Emília Barreto Bezerra, Nicilene Iranir dos Santos

Última alteração: 2012-08-29

Resumo


 

Resumo: Relata-se uma experiência desenvolvida por alunos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), IFRN Câmpus Santa Cruz, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), desenvolvido no âmbito do Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA) como parte do projeto F-Núcleos: criação de núcleos de ensino de Física nos Campi do IFRN. Objetiva-se promover a divulgação da cultura astronômica indígena brasileira, tendo em vista a pouca divulgação desta por parte da comunidade científica. O desenvolvimento deste trabalho se deu a partir de pesquisas online relacionadas à Etnoastronomia Tupi-Guarani. E ainda, através da confecção e do uso de uma sala temática composta por painéis correspondentes ao tema e a utilização de mídias audiovisuais, além da elaboração de um questionário aplicado aos alunos participantes. Em sua execução foi também ministrada uma aula expositiva direcionada a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Miguel Lula de Farias da cidade de Santa Cruz - RN. Considera-se que esta experiência, além de promover o ensino sistematizado de Física, possibilita a interação com a cultura astronômica indígena,contribuindo para a formação sociocultural dos discentes convidados e dos licenciandos executores deste trabalho.

 


Texto completo: PDF