Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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O ENSINO DA FÍSICA ATRAVÉS DAS VIÊNCIAS DO COTIDIANO
José Gilvan Zumba da Silva

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


O trabalho tem por objetivo propor uma metodologia baseada no ensino-aprendizado e estudos da aprendizagem significativa para o ensino da física, com utilização de experimento interativo interligado com as vivências do dia a dia, assim, articulando as habilidades e competências, segundo a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), necessárias para os estudantes lhe darem com situações problemas do cotidiano. Os procedimentos metodológicos constaram de observações em locus no interior do Estado do Rio Grande do Norte, aproximando-se com a realidade da população em estudo, por o sistema de Polias ou Roldanas ser utilizado, por muitos, como ferramenta de trabalho. Para tanto, utilizou-se de um experimento montado de três formas diferentes, polia fixa, polia móvel e cadernal ou moitão para fazer comparações por meio da abordagem entre as modalidades do experimento, utilizando como ferramenta a problematização, para discussão e debate, assim, construindo o conhecimento científico. Os resultados mostram que o experimento tem papel fundamental para a assimilação e construção do conhecimento científico onde o aluno observa a importância e a aplicação desse conhecimento para o desenvolvimento e existência humana. Infere-se, portanto, que a metodologia e o trabalho com experimentos em sala de aula têm grande contribuição para o processo de construção do conhecimento e o processo cognoscente do ensino-aprendizado, onde o aluno é sujeito do conhecimento.


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