Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Olimpíadas de Língua Portuguesa: uma proposta para o ensino da escrita
Tatiana Simões Luna

Última alteração: 2012-08-12

Resumo


Este trabalho investigou a proposta teórico-metodológica de ensino da escrita do Programa Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no que concerne à modalidade crônica. Com base  nos estudos bakhtinianos  sobre os gêneros discursivos, verificou-se como se deu a transposição didática dessa teoria nos materiais didáticos das Olimpíadas - o caderno do professor “A ocasião faz o escritor”, o fôlder “Quatro gêneros em cartaz” e uma coletânea de crônicas de autores renomados (“Coletânea: crônicas”). Constatou-se que tais materiais consideram o caratér processual da escrita, propiciando atividades orientadas de reformulação textual; porém, priorizam o ensino das regularidades dos gêneros, em detrimento de suas condições de produção e do “intuito discursivo”. 

Texto completo: PDF