Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
A atuação da escola no processo de alfabetização do aluno disléxico
Nathalie Barbosa

Última alteração: 2012-08-12

Resumo


Este estudo consiste em investigar a dislexia no processo de alfabetização de crianças, partindo do princípio de que muitos problemas atestados pela escola como decorrentes da dislexia, podem ser derivados de uma alfabetização ineficiente ou a falta de estimulação escolar e familiar para que a aprendizagem aconteça. A aquisição da linguagem escrita é fundamental para o desenvolvimento intelectual do ser humano. Para isso, a alfabetização se faz necessária para o domínio da escrita e da leitura. Contudo, a dislexia é um transtorno que prejudica o aprendizado das letras do alfabeto e sua memorização, causando confusão na leitura e erros ortográficos na escrita. Assim, através de uma analise qualitativa do problema, por meio de entrevistas e gravações, ainda em andamento, verificaremos como se dá a alfabetização de alunos diagnosticados como disléxicos.


Texto completo: PDF