Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Implantação da Semana do Meio Ambiente no IFPB – Campus Picuí
Maria Luiza Candido Guimaraes, Murielle Magda Medeiros Dantas, Romualdo Medeiros Cortez Costa, Débora Karenine Lacerda Arnaud

Última alteração: 2012-09-04

Resumo


O presente artigo aborda a perspectiva de favorecer o IFPB – Campus Picuí com a implantação da Semana do Meio Ambiente num local de destaque na educação e do conhecimento ambiental. Como a Instituição oferece cursos técnicos/ tecnológicos com um viés ambiental, a proposta de atuação aqui apresentada centra-se em atividades práticas e palestras voltadas a essência de cada curso. Todos os alunos devem participar efetivamente do evento e deve-se abrir a possibilidade de inseri-los na organização. Devido a preocupação da sociedade com a conservação do meio ambiente, todas as Instituições de ensino, independente de os cursos oferecidos terem ou não uma veia ambientalista, devem buscar implantar a educação ambiental, seja pela criação de eventos, seja pela implantação de disciplinas em sua grade curricular. O meio ambiente é uma preocupação de todas as disciplinas, o assunto é interdisciplinar, trazendo conceitos e sendo cuidado por todas as áreas do conhecimento. Fazendo com que o aluno perceba esta importância, damos um grande passo para a busca de uma sociedade sustentável. Começando na escola, podemos influenciar a comunidade ao seu redor. A implantação de uma semana de meio ambiente é uma proposta  essencial  geradora de conhecimento e motivadora de ações sustentáveis por parte de toda comunidade acadêmica, que por fim contaminará a sociedade. Desta forma, ministramos palestras e seminários voltados as diversas áreas de concentração dos cursos; a criação de gincanas, jogos atividades voltadas para o tema de interesse dos discentes mais jovens do ensino técnico integrado ao médio, além de “cinesambientais” com filmes direcionados em salas de aula com discussões ao final supervisionados pelos professores. Apresentação de teatro de fantoches, pecas teatrais e uma oficina de musculação sustentável. Para toda a comunidade acadêmica, alem das palestras foram feitas exposições de minerais, de fotografias voltadas à conservação do semiárido, oficinas de reciclagem, oficinas de produção e plantio de mudas nativas da caatinga, e a implantação da coleta seletiva solidária em todo o campus.


Texto completo: PDF