Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Re(ativação) de um Laboratório de Química dentro do Programa de Iniciação à Docência no Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa, no Município de Catu/BA.
Henrique Cardoso Silva, Alexandra Souza de Carvalho, Patricia Couto Ventura, Anderson José da Silva Brito, Pablo Santos Dantas, Erica Ramos de Jesus Santana

Última alteração: 2012-10-20

Resumo


O presente trabalho relata a experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), discentes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Catu/Ba. A pesquisa desenvolvida foi realizada no Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa na cidade de Catu-BA com o objetivo de re(ativação) da sala de ciências da escola e projetar um Laboratório que serviu como ferramenta para as aulas de química, elaborando um Manual de Aulas Práticas que ajudaram  o professor a realizar práticas experimentais e lúdicas utilizando-se material didático. Estas atividades foram realizadas com materiais existentes na escola e de baixo custo e fácil acesso, que fazem parte do cotidiano dos estudantes. A pesquisa fundamentou-se na real necessidade da constituição de um espaço científico, incluindo discussões acerca do ensino-aprendizagem e da formação docente na área da química.

Texto completo: PDF