Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Avaliação sensorial e intenção de compra de iogurtes batidos acrescidos de diferentes aromatizantes produzidos no IFRO/Campus Colorado do Oeste – RO.
Alice Maria Dahmer

Última alteração: 2012-08-28

Resumo


O mercado de iogurtes no Brasil cresceu consideravelmente devido à incorporação de novos ingredientes à sua formulação, diversificando sabores. Uma equipe composta por 43 julgadores, não treinados, avaliaram os atributos de aparência, aroma, textura, viscosidade, acidez, cor e sabor de quatro formulações de iogurte, sabor morango, abacaxi com hortelã, limão e framboesa e também  aplicado o teste de intenção de compra. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE (2006), um alimento é considerado aceito quando possui um índice de aceitação ≥ 85%, na somatória do “ótimo” e “bom” na escala hedônica verbal, pode-se observar que o iogurte com sabor framboesa atingiu o índice de aceitabilidade de 90%. Na intenção de compra, o iogurte com sabor de framboesa apresentou a maior atitude positiva de compra, com 72% dos provadores confirmando que o comprariam.


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