Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Perspectivas e Desafios: O Programa Mulheres Mil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.
Sandra Cristina Santos Alves, Kelly Samara Nascimento Silva, Valéria Maria Gomes Guimarães, Ionara da Nobrega Amancio, Geisio Lima Vieira

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal analisar a institucionalização do Programa Mulheres Mil no IFPB, tomando como pano de fundo as categorias gênero e educação. Tal programa encontra-se em expansão e diversificação em todo Pais, está presente em 111 Campi dos IFs do cenário brasileiro. No estado da Paraíba o Programa já efetiva-se em quatro, mais o Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima, com a previsão da entrada em mais três, no próximo ano e depara-se com novas realidades e desafios para os contextos em que é instituído. Entende-se a importância deste Programa e de seu constante aprimoramento, que se efetiva na condição premente de análises e debates de suas diversas atuações. Fez-se a opção pela metodologia qualitativa, em um estudo de caso, por entender que a partir de sua utilização se alcançaria os objetivos propostos priorizando-se as análises dos significados, das ações e relações dos sujeitos envolvidos. Foi possível detectar através das análises alguns desafios na implementação e execução do Programa, que precisam ser repensados e superados, como: a necessidade de capacitação em gênero e economia solidária; mais incentivos financeiros e flexibilidade na execução dos recursos; aumento de equipe e melhores condições de infraestrutura, nos campi da expansão. Entretanto a oferta de cursos destinados à mulher em situação de vulnerabilidade social mostrou-se ser fundamental para sua inclusão cidadã e sua emancipação, processo, pelo qual a educação profissional exerce influência positiva. Os efeitos da educação na vida das mulheres se expandem para a família e para a comunidade, formando um círculo virtuoso para a sociedade.

 


Texto completo: PDF