Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Desafio Químico: uma proposta para o ensino de química
Monaline Gleica de Menezes, Jefferson Edi Lima, Eliane Jordana da Silva Moreira

Última alteração: 2012-10-16

Resumo


Os jogos didáticos são de grande importância para o ensino, pois estes se mostram como uma alternativa diferente para o professor que pode através destes dinamizar a aula e estimular ointeresse do aluno tornando o processo de ensino-aprendizagem prazeroso e divertido. Diante destas constatações sobre os jogos didáticos foi elaborado um jogo, o qual tem como nome “Desafio Químico”. O mesmo foi desenvolvido com o objetivo de estimular o interesse do aluno pela química orgânica e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O jogofoi aplicado em uma turma da Escola Estadual Professor Antônio Dantas em Apodi/RN, com trinta e três alunos do terceiro ano do Ensino Médio, da rede pública de ensino, com o acompanhamento da professora de química dos alunos envolvidos no jogo. Para a construção deste jogo foram usados materiais de fácil aquisição, com o intuito de mostrar, aos docentes e alunos que pode ser fácil realizar uma aula dinâmica e divertida.Espera-se que com a aplicação do jogo os alunos passem a dar mais importância ao estudo de Química e também facilitar o seu aprendizado.

Texto completo: PDF