Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
ASSIS LEÃO SILVA, ANA PATRICIA SANTANA ROSA DE LIMA, Dayane Santos Marques, CISLAYNE CIBELLE DE SOUSA FERREIRA, VILMA ALBUQUERQUE SANTOS, JÁRIO DE LIMA PINA

Última alteração: 2012-09-04

Resumo


o trabalhou analisou a avaliação institucional nas instituições de educação superior, com contextos administrativos e tradição acadêmica distintas, verificando quais as possibilidades do desenvolvimento da avaliação institucional, especificamente a auto-avaliação institucional, como instrumento de construção identitária e do aprimoramento da gestão. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa documental, analisando-se o processo de auto-avaliação de instituições de educação superior, públicas e privadas. No tratamento dos dados foi empregada a análise de conteúdo. Partiu-se do pressuposto que as perspectivas institucionais diferenciadas e diversificadas impactam a realização da avaliação institucional. Concluiu-se que, perspectiva atual do processo de diversificação e diferenciação institucional imprime aspectos peculiares ao desenvolvimento da avaliação institucional, sobretudo no trabalho realizado pela Comissão Própria de avaliação na auto-avaliação, expressando o grau de institucionalização da cultura da avaliação institucional, bem como distorções no processo de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.


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